Services Included
- Ar Condicionado
- Casa de Banho
- Roupeiro
- TV
Maria Filomena Gomes de seu nome, era mais conhecida na aldeia por ‘Tie Fluménia’ e carinhosamente tratada pelas suas netas por ‘Avó Mena’. Nascida em 1919 nesta casa, era a mais velha das 3 filhas de seus pais. Após a morte deles, herdou a casa e regressou já com a filha e o filho nascidos, tendo aqui vivido a maioria da sua vida.
Modista auto-didacta, gostava de fazer roupa para a família e também para quase toda a gente da aldeia, de modo gracioso, por isso não lhe faltava gente no dia da vindima.
Sendo uma mulher exemplar, era estimada por todos na aldeia. Nunca perdeu a energia mesmo após ter ficado cega aos 50 anos de idade. Manteve toda a sua vida diária, nunca tendo parado até ao seu falecimento em 2009.
Acreditava que um mundo melhor só se constrói com entrega, trabalho, amor e com o fazer bem aos outros. Perdura na memória, a sua frase mais repetida (“é melhor ter que dar que ter de pedir”), e a imagem de a ver, sentada no escano, à lareira, a fiar e a fazer meia com uma perfeição invejável.